segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO IDOSOS














O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.
Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

25 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO TRANSITO











Em virtude das aglomerações humanas e da invenção dos veículos de locomoção, surgiu a necessidade de se criarem normas de trânsito, tanto nos centros urbanos quanto nas estradas. A disciplina é fator muito importante, visto que grande parte dos problemas de relacionamento humano do trânsito ocorrem devido a fatores como: supervalorização da máquina, descontrole emocional do indivíduo, desobidiência ás normas e aos regulamento, imaturidade, má-fé, competitividade, falta de adequada instrução por parte das auto-escolas, falta de responsabilidade, desrespeito aos direitos alheios etc. Tais fatores colocam o Brasil na posição de campeão de acidentes de trânsito.
O novo Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei nº 9.503, de 23/9/1997, com 341 artigos, estabeleceu aumento de multas e modificou a gravidade das infraçôes. Contudo, não basta haver rigor nas leis. É preciso que as pessoas se conscientizem de que segurança no trânsito depende de motoristas e pedestres, de adultos e crianças. Por isso, a Educação para o trânsito promovida nas escolas é de vital importância para a formação de cidadãos conscientes de direitos e deveres.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL SEM CARRO



22 de Setembro é dia de dar descanso ao carro. Mundialmente, a data é comemorada como "O Dia Sem Carro," iniciativa que surgiu em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001, com a participação de onze (11) cidades (Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, Piracicaba, Vitória, Belém, Cuibá, Goiânia, Belo Horizonte, Joinville, e São Luiz. A idéia do Dia Mundial sem Carro é conscientizar as pessoas da importância de utilizar menos veículos poluidores, além de andar, pedalar e fazer mais atividades físicas.
Em 2005, o movimento chegou à capital Paulista, local que concentra o maior número de veículos no País- segundo dados de DETRAN, São Paulo tem mais de seis milhões de veículos, um para cada dois habitantes. E é na Capital do Estado mais motorizado do Brasil onde se concentrarão as principais atividades da comemoração.
Uma atividade que todos os Estados e Cidades podem participar é a "BICICLETADA". Um passeio de bicicleta pelas ruas tem o objetivo de mostrar a população a importância (e o divertimento) do uso das populares "magrelas". O mais importante no dia Dia Mundial sem Carro é fazer um esforço e deixar o carro em casa. Pois não é só problema de São Paulo. Hoje nos vemos em várias capitais e em cidade pequenas também o crescimento de veículos causando assim poluição do MEIO AMBIENTE, sonora e etc.
VAMOS NESSA PENSE TENTE FAÇA UM MEIO AMBIENTE DIFERENTE

DIA DA ÁRVORE 21 SETEMBRO

Não pederia deixa de homenagear este dia tão importante da nossa amiga árvore.

VOCÊ SABIA?

* Existe a DEFAP Departamento de Florestas e Áreas protegidas ligado ao SEMA - Secretária do Meio Ambiente (
http://www.sema.rs.gov.br/);

* A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão e consequentemente o assoreamento dos rios, riachos, arroios, e sangas;

*Superficies artificiais até 50% enquanto a vegetação reflete 25 a 10% da radiação solar, diminuindo o efeito térmico;

*O contato com árvores auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminue a pressão arterial) e também no funcionamento cognitivo e arterial;

* A transpiração das árvores contribui para o aumento da umidade do ar nos dias mais secos;

* Um hectare de floresta pode reter 1,2 ton dioxódo de carbono.

PENSE NISTO!

Cada árvore plantada em reflorestamento é uma árvore a menos que deixa de ser cortada na floresta.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

I FÓRUM COMUNITÁRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE






Aconteceu no dia 15 de setembro de 2010 o I Fórum comunitário da Criança e Adolescente do município de Itiúba - Bahia. Edição do Selo UNICEF 2009-2012. Foi muito bem participativo tinha aproximadamente mil pessoas. Foi positivo na organização do evento e no conteúdo final.
O Que é Fórum Comunitário?
O Fórum Comunitário é um momento em que a comunidade analisa as condições de vida de suas crianças e seus adolescentes, sugere ações que garantam os direitos da infância e da adolescência e monitora e avalia os impactos de projetos, programs e políticas públicas voltadas para meninas e meninos de até 17 anos. Esse espaço de diálago serve para incentivar e qualificar a participação social e para fortalecer o compromisso de diversos atores com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Campanha ESCOLHA VIVER SEM DROGAS Siga o caminho certo!




Aconteceu no municipio de Itiúba a Campanha Escolha viver se Drogas de 01 a 07 de Setembro de 2010. Foi uma semana de palestra , teatros com jovens de religiões(Ecumênica) encerrando com um grande desfile com apresentações de vários segmentos. Escolas, entidades religiosas etc... A campanha teve iniciativa do Conselho de segurança pública, prefeitura municipal e toda sociedade aderiu a idéia.
è preciso que conatinuemos nesta luta, não podemos cruzar os braços e deixar as nossas crianças, jovens e famílias sofrem neste caminho sem volta

Seminário Prefeito amigo da Criança




As pesoas costumam dizer que Criança é o futuro do Brasil...

Mas na verdade Criança é o presente do Brasil.
Se formamos nossas crianças mal, elas serão mal formadas, o homem é o produto do meio, ela é o meio em que vive. É preciso unir forças para mudar o contexto social e moral. O problema do outro é nosso também. Precisamos unir forças para combater os contra valores das famílias, das crianças e adolescentes. É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã.

Retiro Espiritual







Retiro Espiritual, momento reflexão em grupo. A oração é a base de tudo na nossa vida, em nossas famílias... Orai e vigiai que não sabeis o dia nem a hora da vinda do Senhor

Encontro Famílias Varzinha

Famílias unidas orante que levam a palavra de Deus as famílias.